12.2.07

As interrogações Sociológicas:


a) Perspectivas naturalistas
b) Perspectivas individualistas
c) Perspectivas etnocentricas

O Naturalismo pode ser apresentado em dois tipos de variantes, aquele que sugere que factores naturais e biológicos são as causas dos factos sociais e culturais e aquele que atribui qualidades que seriam inerentes a determinados grupos humanos.
“O povo português é naturalmente triste e melancólico”
“Os africanos têm uma apetência natural para a dança”
O Naturalismo avança com respostas para as quais não há, nem é avançada, uma justificação.
É entendido como intrínseco e imanente de um determinado grupo ou género humano.
Para os naturalistas, os comportamentos são explicáveis por causas naturais. Ainda que algumas destas possam ser tidas em conta mais tarde, quando utilizadas como ponto de partida devem ser rejeitadas como erro.
Fenótipo – As raças deixaram de ser (e não podem ser) classificadas pela biologia, mas mantém-se como uma classificação da sociologia, antropologia, porque elas estão na base de muitos fenómenos sociais sendo fundamentais para a sua compreensão.

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As perspectivas individualistas partem do conceito que a sociedade não é mais que um agregado de indivíduos singulares isolados, que interagem entre si como se não existisse uma realidade social preexistente.
Para o Individualismo, a sociedade não seria mais do que um conjunto de indivíduos agindo e interagindo num conjunto de situações que lhes seriam imanentes e que se pressupões resultar do seu livre arbítrio, como se não existisse um conjunto de instituições com normas para o desenvolvimento das suas condutas (quadros normativos), como se não existissem as estruturas sociais como as classes, onde ocupam posições diferenciadas.

Estudar:
Émile Durkheim; Perspectivas estruturalistas; Estrutural construtivismo; Teoria da estruturação de Antony Giddens.
Também a teoria do construtivismo segundo Peter Berger e T. Luckman é um bom ponto de partida para entender o construtivismo.

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