12.2.07

Classes e Estruturas Sociais

Ordens, Castas e Classes

Estratificação social pressupõe ordem hierárquica com diferenciação de estatutos e de estilo de vida (estratificação por famílias, profissões, associações, castas…).
A estratificação contribui, assim, para a criação de formas plurais de representação do mundo, isto é: o modo como as pessoas entendem a sua relação com os outros e a percepção que têm de si próprias.

Estratificação é uma forma de classificação, porém com diversas escalas. Pressupõe uma relação de poder / dominação.

As hierarquias distribuem formas de recompensa e de distribuição de responsabilidades e deveres.

Estabelecem
Formas de habilitação
Formas de capacidades de acção e
Mecanismos de constrangimento.

É possível encontrar vários tipos de organização social:
- Ordens (família)
- Castas (religião)
- Classes (mercado)

Sociedade organizada por Ordens:
Dominada por valores tradicionais e consuetudinários (tradição e ordem jurídica consuetudinária). Resulta da figura do estado dominante. O valor de outras ordens está relacionado com o tipo de serviço que essa ordem presta à ordem dominante.
Marcada por uma cadeia de dependências e de espaços exclusivos.
A mobilidade social é lenta e o mercado conjugal é fechado (dominado pela linhagem/parentesco e sangue/ordem dominante).

Sociedade organizada por Castas:
O fundamento do poder numa sociedade de castas está assente na pureza religiosa. A casta que tinha uma posição vantajosa na compreensão dos sinais divinos é a que ocupava o poder dominante.
Também são sociedades de mobilidade lenta. A mobilidade era colectiva e o casamento fazia-se no interior da casta (endogâmica), muitas vezes a casta desenvolvia uma língua própria (no caso da Índia, apesar da diversidade de línguas, foi o inglês que contribuiu para uma identidade nacional).

Sociedade organizada por Classes:
Sociedade assente no mecanismo do mercado. O lugar das classes é definido de acordo com as necessidades do mercado – a Propriedade.
O mercado cria oportunidades, mas também mecanismos de constrangimentos na aquisição de propriedade.
A propriedade privada vai contribuir para a distribuição dos lugares de classe na estrutura das relações entre as diversas classes. As classes que possuem os meios de produção ocupam lugares cimeiros.
Com o avanço da industrialização a especialização numa determinada tarefa transformou-se num valor diferenciador. As habilitações académicas também passaram a ser uma propriedade. Desta forma, Mérito técnico e Saber juntaram-se à Propriedade privada como elementos de valor, diferenciadores de classe.

A produtividade passou a ser um instrumento de medida de mercado.

Sem comentários: